IMAGINE ECONOMIZAR ATÉ 90% DO INVENTÁRIO
Publicado por admin em
Uma pergunta bastante corriqueira é sobre a viabilidade de constituição de holding familiar para o efetivo planejamento sucessório.
E a resposta está nos números.
Passados quase cinquenta anos da implantação desta possibilidade de planejamento sucessório aqui no Brasil, o país atingiu no fim de 2021 a considerável marca de 100 mil holdings, de acordo com a Receita Federal.
Apesar do avanço, o número ainda é inexpressivo se comparado ao número de inventários abertos, que só no mesmo ano de 2021 chegou a 219 mil em todo o país.
Por ser a holding familiar uma estrutura societária que possibilita administrar o patrimônio de uma família com o seu proprietário ainda vivo, referida estrutura permite à família uma gestão equilibrada, eficiente e muito mais barata que o temido inventário, que chega a tomar cerca de 30% do patrimônio total para sua conclusão, obrigando os herdeiros a vender bens para pagar taxas e tributos.
Mediante a constituição de uma empresa de controle patrimonial, a família passa a ter total controle, segurança e autonomia sobre todo o conjunto de bens, além de maior facilidade de transmissão para a sucessão desses bens pelos herdeiros. Além disso, garante a considerável redução da carga tributária em até 90% se comparada ao inventário tradicional.
Referida prática vem crescendo nos últimos anos em função do maior conhecimento por parte das pessoas sobre o tema bem como pela indiscutível vantagem em relação aos custos totais para sua constituição.
Por conferir ao titular dos bens e aos seus herdeiros total autonomia para gerenciar bens e sua disponibilidade de maneira absolutamente livre, a holding familiar se mostra absolutamente vantajosa e viável se comparada a todos os outros métodos de transmissão de bens por sucessão.
HOLDING FAMILIAR É SÓ PRA RICOS? CUSTA CARO?
A melhor resposta é outra pergunta:
Manter sua família protegida, com acessos aos bens, sem a demora de um inventário, sem discussões, como se nada houvesse acontecido, com custos inferiores aos do inventário em até 90%, evitando perda patrimonial de até 30% tem preço?
Se a sua resposta à pergunta acima for NÃO, você entendeu boa parte dos benefícios de uma Holding Familiar. Mas ainda há outros.
Ou seja, o custo de implantação é menor que o custo que sua família, após sua partida, teria com o inventário, que é obrigatório por lei.
Portanto uma Holding Custa menos que um inventário e você pode administrar o processo, bem como a forma de pagamento.
Com o inventário isso não ocorre, porque em decorrência da lei ele deve ser iniciado em até 60% dias, haja ou não disponibilidade de caixa na família, sob pena de multa de até 20% para a não declaração do fato gerador e mais 20% se o pagamento ocorrer fora do prazo, to total do patrimônio deixado.
Isso pode trazer prejuízos irreparáveis em seu patrimônio, que precisará ser vendido com o inventário em curso, gerando deságio na venda de até 30%, refletindo no futuro de sua família.
Não permita que isso aconteça.